ARTE PSICOTERAPIA INDIVIDUAL (PRESENCIAL E ONLINE)

Cada um de nós merece uma vida feliz. No entanto, alguns sentem-se sobrecarregados com uma mistura de sentimentos e dificuldades emocionais que os impedem de ser felizes e realizados. Se está a passar por uma fase de vida difícil, é importante que saiba que não tem que lutar sozinho(a). 

Pode estar preso a padrões de pensamento e comportamento negativos, sentir-se em baixo sem saber porquê, sentir-se preso num relacionamento ou numa carreira que não o(a) realiza ou estar a passar por uma grande mudança de vida que interfere com a sua estabilidade emocional, segurança e identidade. 

Seja qual for a razão, fazer terapia nestas circunstâncias traz benefícios para a nossa vida, bem-estar e relações pessoais. Fazer arte psicoterapia, pode ajudá-lo a alcançar uma maior compreensão de si mesmo e dos outros, a aumentar a sua confiança e a melhorar o seu bem-estar emocional. 

A arte psicoterapia também é uma ferramenta importante para quem deseja conhecer-se melhor e desenvolver-se como pessoa. Pode sentir-se perdido ou sem direção, com dificuldade em compreender o que sente, a definir a sua identidade e caminho de vida. Sentimentos de tristeza, raiva ou descontentamento com a vida podem assim emergir sem razão aparente. Em arte psicoterapia, estas emoções, pensamentos ou experiências são exploradas tanto através do diálogo, como através de formas criativas para a expressão saudável de sentimentos ou pensamentos difíceis de comunicar em palavras. Este trabalho centra-se no alívio do desconforto emocional, na tomada de consciência e mudança de padrões limitativos, no desenvolvimento de uma melhor compreensão de si mesmo e na criação de formas mais saudáveis e efetivas de lidar com as suas dificuldades pessoais, os seus relacionamentos e o seu dia-à-dia. 

PARA QUEM?

As necessidades e preocupações apresentadas em terapia variam e são únicas para cada pessoa. Esta abordagem terapêutica poderá ajudá-lo/a em situações tais como:

 

Grandes mudanças de vida como emigração, mudança de carreira, separação, situação de doença ou parentalidade

Situação de perda, separação ou luto

Sentimento de raiva, tristeza, ansiedade e/ou depressão

Depressão pós parto e outras dificuldades despoletadas pela parentalidade

Crenças limitadoras e padrões de pensamento e comportamento negativos

Baixa autoestima e/ou auto-imagem

Problemas relacionados à identidade pessoal e/ou sexual

Confusão acerca de quem é e o que deseja da vida

Dificuldades relacionais

Isolamento social

TERAPIA ONLINE

Embora não seja a solução para todos, a terapia online está a tornar-se num dos principais meios utilizados pelas pessoas que procuram serviços de saúde mental.

Presencial ou online, a terapia é um lugar privado, confidencial e seguro para compartilhar histórias, pensamentos ou emoções profundamente pessoais e por vezes difíceis. A psicoterapia realizada online consiste no mesmo processo terapêutico realizado presencialmente.
No entanto esta é uma opção pessoal que dependerá tanto da vontade e preferência da pessoa, assim como das cirscunstâncias em que vive.

 

Cerca de 50% da minha prática clínica é realizada online. Isto permite que a terapia aconteça no seu tempo e na privacidade da sua própria casa ou onde desejar, sem se preocupar com o trânsito ou com o tempo de viagem. Esta opção é muito comum e ideal para quem deseja fazer terapia à distância, seja por viver noutro país ou por estar longe da minha prática presencial. Embora seja útil para muitos, a terapia online não é recomendada em situações mais complexas, como em caso de sintomas mais graves de um problema de saúde mental, que poderá exigir um apoio mais próximo e direto.

A terapia online é realizada por videochat na plataforma Zoom, que é considerada uma das plataformas mais seguras, dentro dos limites da internet (para mais informação visite Zoom). É muito importante que tenha tenha boa conexão à internet e esteja num espaço privado e confidencial onde se sinta seguro e confortável durante o seu tempo de terapia.

Se tiver alguma questão sobre esta abordagem terapêutica ou se gostaria de iniciar terapia, contacte-me por aqui.